Gerenciar o tempo é uma tarefa difícil mas não impossível. As pessoas muitas vezes comentam que gostariam que o dia tivesse mais de 24 horas, mas como todos sabemos o tempo é uma constante e não pode ser alterado para um ou para outro. Mas há uma coisa que é possível ser realizada: escolher bem o que vai fazer com esse tempo.

Existe um grande mito da produtividade que estar sempre ocupado significa estar produzindo. O problema nesse pensamento é que muitas vezes pode estar apenas matando o tempo com atividades que não acrescentam e que não produzem resultados.

De acordo com o estudo do British Medical Journal, o estresse no ambiente de trabalho pode ser reduzido se o correto gerenciamento de tempo for aplicado.

Abaixo deixamos 6 dicas para que você consiga gerenciar melhor seu tempo:

1 – Planejamento

O planejamento é fundamental para uma gestão eficiente. Permite que o gestor defina estratégias de ação e metas a serem perseguidas a curto, médio e longo prazos. Tendo um bom planejamento, o cotidiano será mais organizado e de forma automática, com isso não perderá tempo com imprevistos e poderá se dedicar com tranquilidade às questões cotidianas.

2 – Prioridades

Por mais que tenha muitas coisas à fazer, dê prioridade às mais urgentes e faça uma lista. Determine o tempo que irá usar para cada tarefa e, conforme for realizando, elimine o item da lista. As anotações vão ajudá-lo a organizar a agenda, identificando o que é prioridade. Se possível, coloque as coisas mais difíceis no topo, assim, no fim do dia, quando estiver cansado, fará as tarefas que tem mais habilidade para realizar.

3 – Organização

Valorize a ordem dentro do ambiente do trabalho. Crie mecanismos para que os funcionários ajam de forma organizada e padronizada, respeitando horários e prazos. A estratégia reduz os improvisos e aumenta o profissionalismo. Consequentemente você conseguirá um melhor aproveitamento do tempo não apenas do seu, mas da equipe como um todo.

4 – Delegar atividades

É importante que as tarefas dentro do planejamento sejam divididas com a equipe para que todos trabalhem em busca de objetivos comuns. Mantendo o pessoal motivado e bem treinado, de forma que o gestor tenha confiança nos funcionários e possa delegar tarefas. Essa é uma atitude essencial quando o assunto é tempo!

5- Evite distrações

As distrações são grandes vilãs na administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem acabar tomando muito tempo e, quando você ver, terá acumulado tudo o que deveria ter feito e, para cumprir com suas obrigações, acabará pegando “emprestado” o tempo que iria usar para outras tarefas.

6 – Tecnologia ao seu favor

Os avanços tecnológicos estão aí para ajudar na vida das pessoas, seja no profissional ou no pessoal, utilize a tecnologia ao seu favor. Programas de gerenciamento deixaram as antigas técnicas para lá de obsoletas. Hoje há softwares que fazem esse trabalho em poucos minutos e com muito mais eficiência! Portanto, use sistemas automatizados, aplicativos, agendas online, enfim, utilize de todos os recursos tecnológicos que puderem ajudá-lo a gerenciar a sua empresa e o seu tempo.